Praia Pajuçara - Maceió-Al

MACEIÓ: uma grande pedida!

Clemente Nélson de Moura

* É bastante comum observarmos que muitos turistas de primeira viagem programam ir para Maceió, graças aos comentários sobre o Nordeste brasileiro e especialmente sobre a beleza das praias de Alagoas, considerada (a região) como o nosso Caribe!

* Aleluia! A ideia é excelente e esse é o caminho… “Aiai, que saudade, ai que dó: viver longe de Maceió”, diz a música que se repete desde a chegada no aeroporto. Sem dúvidas, tudo isso é o resultado de um bom projeto de turismo-receptivo, muito bem estruturado, que, na prática, apresenta excelentes resultados.

* Sem dúvidas: vá de avião! Ou, melhor: não faça passeios com seu carro! Prefira os vôos diretos e diurnos; para isso, pesquisem, pois para os vôos “destino-Maceió” eles são mais raros. Se for o caso, atenção para os horários de conexão. Lembrem-se que os vôos noturnos (ou na madrugada) são, geralmente, mais baratos, porém cansativos e atrapalham uma boa programação. E, ainda, apresentam naturais problemas de traslados; ou de checkin noturno nos hoteis!

* Para as pessoas que têm vivência das praias paulistas: preparem-se para conhecer um outro conceito de “passear-na-praia”, visitando as praias alagoanas. Prefiro, por enquanto, não estender comentários!

* Primeiro detalhe, hospedagem! Compreensíveis discordâncias à vista! Existem hotéis e pousadas excelentes, disponíveis. A hotelaria é invejável na região: Brisa, Jatiúca, Ritz Lagoa da Anta, Salinas e tantos outros excelentes, todos serão uma boa escolha!

* Minha indicação, uma polêmica: fique no Hotel Sete Coqueiros, de bandeira CVC  https://www.hotelsetecoqueiros.com.br/ . Não é o melhor hotel disponível (longe disso), mas tem detalhes imbatíveis para um turista, interessado em passear e conhecer uma cidade: bom preço (agradável e justo) e sua localização, na Praça dos Sete Coqueiros, na orla da Pajuçara, que eu considero a orla urbana mais bonita do Brasil. É nessa Praça, na frente desse Hotel, que acontecem muitas coisas agradáveis em Maceió! Certamente, a economia na escolha do Hotel será aproveitada em mais passeios…

* É na frente desse Hotel que se concentram os turistas em passeios e atividades noturnas; ou para a compra de roupas e souvenirs na concorrida Feirinha Permanente de Artesanato; ou para curtir a sequência de tantas diferentes e procuradas tapiocarias da orla; ou bons restaurantes. Vejam o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=qT2ggwf6xGc

* É da Praia dos Sete Coqueiros que saem as jangadas que levam os turistas às piscinas naturais, para admirar dóceis e atrevidos peixinhos coloridos; e, é lá também que estão situadas famosas cabanas de praia: a Lopana (a mais conceituada e procurada de Maceió); a Sete Coqueiros; a Coco Verde; a Barraca da Nilda e outras. 

* Em Alagoas, lembre-se de um indiscutível conceito universal de turismo: aproveite as oportunidades de passeio (que são, sempre, únicas, pois só lá existem)! Estando a primeira vez em Maceió, passeie muito pela região! Saiba que essa é uma das melhores opções de turismo nacional! E existe uma boa organização para recebê-lo, com sua família e amigos.

O editor Clemente curtindo a praia alagoana

* Prefira, sempre, passeios com seu grupo exclusivo (clique e veja o conceito em texto anterior). Em Maceió, existem muitas boas empresas de turismo-receptivo (pesquise, contate e contrate). No nordeste brasileiro, a Luck Receptivos é, sempre, boa indicação e possui guias, motoristas e vans/ônibus adequados a cada grupo.

* Imagine um roteiro para sete dias (de quinta a quinta-feira, por exemplo, para aproveitar um fim-de-semana na região). Passeios imperdíveis para sua primeira visita às Alagoas: um city-tour na sexta-feira, com almoço incluso, para ambientação; um dia, ao norte, em Paripueira, com praia, piscinas naturais, petiscos e refeições; um dia, ao sul, na Praia do Gunga, para usufruir o melhor do Caribe brasileiro (pode ir por lancha ou rodovia); vá, em um dia de passeios, no máximo, até Maragogi (depois, disso pense em programar outro roteiro, em outro período: ou Maragogi, ou Japaratinga, em hoteis all-inclusive, com roteiro para quatro ou cinco dias, sem passeios).

Praia do Gunga – Maceió – Al
Caminho de Moisés – Maragogi – Al

No caminho ao norte, de passagem, pare na Praia da Sereia ou na Ipioca. Aceite sugestões de seu guia-receptivo. Ele, quase certamente, vai querer levá-lo à movimentada Praia do Francês, que hoje tem forte apelo comercial. Tente um pass-day no Beach Club Hibiscus. Não deixe de conhecer a praia urbana de Ponta Verde. Visite, no  limite sul da área urbana, o Pontal (das Rendeiras), enquanto existirem as atuais casas e seus moradores!

Maceió: Beach Club Hibiscus
Maceió: Praia de Paripueira

* Programe suas finanças para realizar a maioria dos pagamentos antes da viagem; durante a viagem, pague as refeições e os passeios; e as compras, pague por cartão, no primeiro mês posterior. 

* E, fique pronto pra outra programação, em futuro próximo!

* Seja feliz, fazendo turismo: não tem dinheiro que pague essa felicidade!

Fale com o Editor: cnmoura@terra.com.br


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *