Tomávamos um café da tarde quando uma querida amiga me falou algo que ficou guardado em minha memória. Ela disse: “Entrei no escritório logo após a minha filha deixar o computador e ainda pude ver a pesquisa que ela havia feito no Google naquele instante. Lá estava escrito: “Como obter maturidade?”. Claro, as nossas gargalhadas foram inevitáveis!
A minha amiga tem quase cinquentinha, e a sua filha, menos de quinze anos de idade, à época. A conversa se estendeu e ela me disse que a falta de maturidade vinha sendo um frequente argumento para justificar as negativas aos pedidos ousados da garota. Então, assim como a maioria dos adolescentes da era digital, a providência mais sensata seria mesmo consultar a internet, afinal, o Google sabe de tudo, não!?
Bom, talvez não seja bem assim!
Certa vez, um homem sábio disse: “(…) “enquanto o herdeiro é menor, em nada difere do escravo, ainda que seja senhor de tudo, está sob tutores e administradores, até o tempo determinado por seu pai.”
Esta citação nos ensina que a maturidade é a capacidade necessária para administrar riquezas, sejam elas de qualquer natureza. Nos ensina também que nem mesmo a maior fortuna é capaz de proporcionar ao indivíduo a benesse da maturidade.
Mas então, se o dinheiro não pode comprar e não se pode encontrar na internet, como obter maturidade? Arrisco dizer que são dois os ingredientes primordiais para esta receita: tempo e experiência.
Esses elementos são imprescindíveis para se obter a maturidade e, com ela, uma visão clara das coisas. Aliás, a clareza é extremamente necessária para seguir adiante em qualquer decisão, desde a escolha mais simples, como a roupa que vai vestir hoje, até a profissão que pretende exercer durante a vida adulta.
Contudo, suponho que o tempo, neste contexto, não significa necessariamente ter uma idade avançada, mas talvez, apenas o lapso temporal suficiente para se alcançar o entendimento necessário sobre algo.
A experiência, por sua vez, não se traduz apenas na soma dos anos de vida de uma pessoa. Pode resultar, também, das vivências transformadoras pelas quais alguém pode passar, ainda que em curto espaço de tempo.
Logo, se nos imaginarmos usando óculos com as lentes manchadas, evidentemente, não seriamos capazes de enxergar com precisão algo que estivesse bem diante dos nossos olhos. No entanto, se apenas limpássemos as lentes e ajustássemos o foco, com certeza, obteríamos êxito ao tentar inserir a linha na agulha. Assim é a maturidade para mim, essa lente de contato que a cada dia e a cada experiência possibilita uma visão mais nítida do caminho, proporcionando a segurança necessária para dar o próximo passo.
E, quanto a nossa querida adolescente, tenho notícias de que hoje os seus pedidos são mais acertados, no entanto, a pouca maturidade que ela possui, evidentemente, não foi adquirida durante a sua pesquisa na internet.
O que seria maturidade para você? Comente aqui.
Convido-lhe a compartilhar as suas experiências de vida e deixar que a sua maturidade se mova até alcançar outras pessoas.
Deixe um comentário