ClementeNélson de Moura
* Um centro turístico que agrada a todos os gostos, especialmente o meu e de vários amigos, é Caconde, estância climática paulista, uma simpática cidade de 25.000 habitantes, a 290km da capital, localizada em sentido nordeste na divisa das Minas Gerais, limítrofe a Poços de Caldas. Tornou-se ponto de referência turística para moradores da região de São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto e adjacências, adequado para visitas em todos os períodos de feriados prolongados (quatro dias), fins de semana e datas festivas. Veja vídeo, curto, de apresentação: https://www.youtube.com/watch?v=8p2A8QmcPz4
* Caconde não possui turismo-receptivo estruturado e, assim, recomenda-se a utilização do carro-da-família para a viagem e locomoção. Em Caconde, quase tudo é surpreendente!
* A primeira surpresa, certamente é a área urbana de Caconde que tem, absolutamente, NADA de especial: ruas de casario comum, com curvas, aclives e declives, aspecto quase mineiro e um povo de vida pacata. Eu diria (rererê): esqueça a cidade!
* Pesquise na internet https://www.tripadvisor.com.br/Tourism-g3844141-Caconde_State_of_Sao_Paulo-Vacations.html
* Falando da hospedagem, entre outras duas ou três, uma outra surpresa, a super-recomendada Pousada Encanto da Mata www.encantodamata.com.br
Vejam fotos da Pousada, no site. As dependências têm boas construções em alvenaria, água mineral na rede hidráulica e excelente estado de manutenção geral.
* Agradáveis surpresas positivas estão na rota gastronômica em Caconde. Todos os destaques para três pontos de referência: a “Pizza Na Roça” (por muitas fontes considerada a pizza mais gostosa do Brasil); e os restaurantes “Talismã” (à beira da Represa da Graminha) e o “Terra de Fogo”.
* A mesma “Pizza Na Roça“, com filiais em Poços de Caldas e São Paulo (bairro do Tatuapé) http://www.pizzanaroca.com.br , tem a matriz, literalmente, na roça, em Caconde. Localiza-se em zona rural, acesso em 300m de terra, na antiga casa-de-sítio da família proprietária, onde inicialmente reunia amigos para noitadas de pizza, caprichosamente elaborada com esmero e produção própria. Visitando Caconde é obrigatório conhecer a “Pizza Na Roça”.
* A novidade mais recente e agradável (2021) é saber que, estando na Pousada Encanto da Mata, pode-se degustar o mesmo sabor premiado da Pizza Na Roça, feito em forno à lenha, na Pousada.
* Também é surpreendente almoçar no Restaurante Talismã . https://www.pousadatalismatucunare.com.br/restaurante.html
com acesso em terra e a agradável ambientação da Represa da Graminha, com largo visual da natureza. Atendimento sempre cordial e simpático, cardápio variado, com culinária de excelente qualidade (carnes, peixes e porções), com meu destaque para os pratos: Tilacalhau (filé de tilápia assado tipo bacalhau, ao forno); e a imperdível Picanha do Belão.
* Transitando pela via asfaltada, destino a Divinolândia, logo após a área da Represa, em frente ao acesso do sensacional Mirante de Caconde, está a Pousada do Xerife e seu Restaurante Terra de Fogo https://www.tripadvisor.com.br/Restaurant_Review-g3844141-d6782609-Reviews-Restaurante_Terra_de_Fogo-Caconde_State_of_Sao_Paulo.html .
Linda vista panorâmica, do alto de montanhas da Serra da Mantiqueira. Boa comida regional em fogão à lenha, estilo self-service ou à-la-carte. Visita obrigatória num horário de almoço.
* Não deixe de ir, em passeio de duas horas (no máximo), até o Mirante de Caconde, com acesso em asfalto. Paisagem de visual único, lindo “de-perder-o-fôlego”! Sente-se onde quiser: nos bancos, na grama, nas escadinhas, no meio-do-pátio, nas mesas da cantina, esqueça o passar dos minutos e relaxe o corpo e a mente! Imperdível, surpreendente!
* Outro ponto interessante é a Prainha, agradável área de administração municipal, com gramados, sol e sombras, à beira da Represa da Graminha, com bar e cantina para bons momentos de lazer. Igualmente, visite o clube náutico, com acesso por day-pass, pesca, piscinas, tobo-água e restaurantes disponíveis.
* No comércio local (lojas e supermercados), não deixe de comprar, para estocar em sua casa, excelentes produtos da região: o delicioso café, torrado e moído na hora (pode ser comprado no acesso ao Mirante); o especial queijo mussarella, tipo nozinho, sempre fresquinho, produzido pela cooperativa de laticínios local; a manteiga ou o iogurte produzidos pela Fazenda Bela Vista, de Tapiratiba; e a Cachaça Badu (comercial) ou outras artesanais, muito requisitadas pelos apreciadores.
* Na Pousada Encanto da Mata sirva-se e compre o Café Do Nonno Elias < https://www.facebook.com/cafedononno/ , tipo gourmet, fabricação própria, produção especial, uma delícia para seu paladar.
* Na área central de Caconde, às noites, vale a pena conhecer a “Taverna Pizzaria”, que é também um belo restaurante e chopperia, ponto-de-encontro na praça principal, ao lado da suntuosa Catedral. E, ainda, conheça a Lanchonte do Cláudio, com petiscos e bons pratos. Se tiver sorte e encontrar disponível, peça ao Claúdio uma porção de bolinhos de bacalhau; ou outros raros pratos dessa iguaria portuguesa. Delicie-se, em Caconde.
* Seja feliz, fazendo turismo: não tem dinheiro que pague essa felicidade!
Fale com o Editor: cnmoura@terra.com.br
Deixe um comentário