Conhecendo um pouco sobre a técnica do Feng Shui

A nossa casa é o nosso castelo onde nos refugiamos com a nossa família, e as vezes, somente conosco mesmos. Em tempos de pandemia, ficar em casa realmente foi o grande desafio para quem a vida exige estar em movimento.

Mas, é um período em que tivemos muitos aprendizados e melhoramos os cuidados com esse castelo que nos acolhe. Haja reformas, mudanças de móveis de lugar, limpa, elimina excessos nos armários, no jardim, e na vida….

O Feng Shui vai te ajudar a criar ambientes agradáveis, te ensinando a adaptar sua casa para atender aos seus desejos e deixar as energias positivas reinando! Essa ciência e arte chinesa milenar tem muito a nos ensinar, para que possamos estar em harmonia conosco, com os outros e com o espaço em que vivemos.

A prática do Feng Shui tem como bases diferentes filosofias, como o I Ching, o Confucionismo e o Taoísmo.

Cada ambiente possui uma energia específica, mais conhecida como “Chi”.

QUAL É A PROPOSTA DO FENG SHUI?

O Feng Shui existe há mais de 4 mil anos e foi preservado por antigos mestres chineses, que tinham como costume e filosofia observar os efeitos positivos e negativos da natureza ao escolherem o espaço ideal para fazer suas plantações e moradias.

Esse conhecimento foi transmitido ao longo dos anos, e praticado nas mais diversas regiões da China.

Vale lembrar que cada uma delas interpreta e pratica a arte do Feng Shui de diferentes maneiras e de acordo com a cultura da região, razão pela qual existem hoje muitas escolas de Feng Shui, tais como: a Escola da Forma, a Escola do Chapeu Negro e a Escola da Bússola.

A palavra Feng Shui, cuja tradução literal quer dizer “Vento – Água”, considera que existem vibrações nos ambientes em que vivemos, ou em seu entorno, que podem agir de forma benéfica ou prejudicial ao nosso corpo e mente.

O Feng Shui, portanto, considera a interação entre o ser humano e as forças da natureza.

Entre os objetivos do Feng Shui, podemos destacar:

  • a conservação das influências positivas e da distribuição destas no ambiente que nos cerca;
  • o redirecionamento das energias negativas e das influências nocivas ao local;
  • a mudança ou interação entre os elementos presentes no meio – alterações arquitetônicas ou da forma, da cor, e do posicionamento dos objetos no local -, a fim de atrair saúde, dinheiro, amor e prosperidade, entre outras energias, para os seus praticantes.

Princípios do Feng Shui

Com o Feng Shui é possível minimizar ou até eliminar as energias negativas, potencializando o que há de positivo em cada ambiente. Para isso, a filosofia defende 11 princípios básicos.

1. Não coloque espelhos de frente para a porta — a energia que entra no ambiente pode rebater no espelho e sair novamente.

2. Evite colocar quartos em cima de garagens — a garagem canaliza energias ruins que não devem migrar para o local onde se dorme.

3. Cuide bem do seu fogão — o fogão simboliza abundância no Feng Shui e mantê-lo limpo vai atrair energias positivas nesse aspecto.

4. Tire eletrônicos do quarto — eletrônicos podem causar confusão mental, agitação, impedindo o descanso saudável.

5. Arrume a bagunça da entrada de casa — todo tipo de bagunça gera energia acumulada e negativa.

6. Mantenha a cozinha limpa — a cultura chinesa valoriza o encontro da família, sendo a cozinha um ambiente propício a reuniões e refeições.

7. Jogue fora ou arrume itens quebrados — objetos quebrados representam perda, sofrimento, desequilíbrio na vida.

8. Feche a porta do banheiro quando ele não é usado — a energia desse ambiente não deve circular pelo restante da casa.

9. Arrume imediatamente torneiras que pingam — no Feng Shui, a abundância e a felicidade vão embora junto com a água e pode ser um sinal de má sorte.

10. Ocupe espaços vazios com plantas — as plantas representam vida, portanto, cantos escuros ou espaços sem utilidade devem ser ocupados com vasos de plantas.

11. Pinte paredes sujas e descascadas com frequência — renovar a pintura e a cor de um ambiente renova também a energia e todo o aspecto do ambiente. 

Além dos princípios, o Feng Shui se sustenta em objetivos claros e importantes, para combater as interferências das energias negativas: 

  • preservação das boas influências do ambiente, assegurando que elas se mantenham e sejam distribuídas pelo espaço;
  • redução dos efeitos negativos das possíveis interferências;
  • alcance da harmonia e do bem-estar pleno, levando equilíbrio para os ambientes e todas as pessoas que moram ou circulam por eles.

Conheça o baguá (ba = 8 e guá=lados)

O baguá é um mapa dos centros de energia da residência e dos cômodos e um dos mais populares objetos do Feng Shui. Ele é um octógono dividido em nove segmentos que influenciam sua vida. Ele é pendurado na porta de entrada da residência como símbolo de proteção contra as energias negativas. Cada uma das oito partes do Baguá representa uma área da vida, relacionando à cor, o elemento, a forma, a planta e a pedra. Cada um desses componentes é potencializado e ativado para iniciar a proteção da área correspondente.

Baguá

Benefícios da aplicação do Feng Shui:

– Aumento da criatividade.

– Bem estar.

– Boas energias.

– Sensação de paz.

Veja no desenho abaixo como aplicar o baguá em sua casa.

Fontes da Matéria:


Comentários

Uma resposta para “Conhecendo um pouco sobre a técnica do Feng Shui”

  1. […] Conhecendo um pouco sobre a técnica do Feng Shui […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *