Paulo Eduardo T. Delgado
Filme “Um Senhor Estagiário”
Experiência nunca é demais e se você ainda não assistiu, saiba que está perdendo. Um Senhor Estagiário é um filme de comédia, sinceramente quase um drama, da diretora Nancy Meyers e protagonizado por Robert De Niro e Anne Hathaway. O longa aborda o retorno de um senhor de 70 anos ao mercado de trabalho e a relação construída com a sua chefa e demais colegas.
Começar um novo emprego pode ser um grande desafio, especialmente para alguém aposentado. Tentando voltar ao mercado de trabalho, o viúvo Ben Whittaker, de 70 anos, aproveita a oportunidade para se tornar um estagiário sênior em um site de moda. Ben logo se torna popular entre seus colegas de trabalho mais jovens, incluindo Jules Ostin, a chefe e fundadora da empresa. O charme, a sabedoria e o senso de humor de Whittaker o ajudam a desenvolver um vínculo especial e uma bela amizade com Jules.
Data de lançamento: 24 de setembro de 2015 (Brasil)
Bilheteria: 194,6 milhões USD
Indicações: Teen Choice Award: Melhor Atriz em Filme de Comédia.
Além de proporcionar um bom momento de entretenimento, o filme também apresenta diversas lições que podem ser aplicadas na vida pessoal e profissional. Aqui você vai poder conferir alguns ensinamentos retirados do filme que podem ser aplicados à sua jornada.
Confira:
Liderança que inspira: Apesar de ser a líder de uma empesa em rápida ascensão, Jules não deixa o título ser o mais importante e mantém uma postura de liderança que inspira os seus colaboradores. Ela trata com respeito, elogia, chama atenção quando necessário e pede desculpas sem medo. Nesse modelo de liderança, os funcionários se sentem mais confortáveis para expressar suas opiniões e colaborar para o sucesso do empreendimento.
Não abra mão dos seus princípios: Ben chega na empresa e se depara com um ambiente totalmente diferente ao que estava acostumado. Além disso, ele passou a lidar com novas personalidades e formas de enxergar o mundo.
A sua forma de agir de imediato era tachada de antiquada. No entanto, Ben permaneceu firme em seus princípios. A sua autenticidade e honestidade também não eram utilizadas como motivos para desrespeitar os seus colegas.
Agarre as oportunidades quando aparecerem: Além de levar uma vida que no fundo não desejava, como aposentado Ben também precisava lidar com as limitações da idade e o preconceito das pessoas com a terceira idade. Diante de tais fatos ele poderia ter desanimado e permanecido na situação em que se encontrava. No entanto, quando a oportunidade apareceu, mesmo tão incerta, ele soube utilizá-la a seu favor e conseguiu cumprir os seus objetivos na empresa.
A sua reviravolta é um exemplo até mesmo para as pessoas que desejam voltar a estudar depois dos 40, mas sentem receio devido à idade.
Confie em sua capacidade: Jules é uma líder de excelência, com amplos conhecimentos sobre o negócio que comandava e habilidades para torná-lo ainda mais rentável. Apesar dessas qualidades, devido à desconfiança dos investidores sobre a sua capacidade para lidar com um negócio em crescimento e os problemas familiares que enfrentava, Jules passou a duvidar de si mesma. Com a ajuda de Ben, ela conseguiu reconquistar a sua autoconfiança e perceber que, com alguns ajustes, conseguiria lidar com as situações que enfrentava.
Tenha mais empatia: Ben é um senhor de 70 anos que começa a trabalhar com jovens de uma geração diferente da sua. Tanto Ben quanto os seus novos colegas poderiam perceber as dificuldades de ambos e se manterem irredutíveis em suas posturas. Mas fica perceptível como eles abandonam esse pensamento e se ajudam mutuamente, possibilitando que ambos possam crescer.
Assista no YouTube a partir de R$7,90.
Deixe um comentário