O que deve ser levado em consideração na elaboração de um projeto de equipamentos para um restaurante além da tecnologia dos equipamentos, do preço de compra dos equipamentos ou do desempenho esperado? O “layout”? A disponibilidade futura de manutenção dos equipamentos? A disponibilidade de mão de obra habilitada? E a egrégora da equipe? São variáveis importantes que influenciam no sucesso do empreendimento. Venha conhecer…
O Projeto
O Projeto para a construção de um restaurante representa um sonho do Empreendedor que deposita nele o seu capital, o seu tempo e as suas forças. Tem que ser feito por profissionais que sejam independentes, sem vínculo empregatício ou de patrocínio com fabricantes e prestadores de serviços. Que tenham o objetivo de prestar um bom trabalho e, consequentemente, serem pagos por isso pelo Empreendedor. Eles devem ser contratados e pagos pelo Empreendedor e prestar conta de seus trabalhos a ele.
Ele não é uma propriedade dos profissionais nele envolvidos. Os profissionais têm um papel muito importante, deixam nele a sua impressão digital, mas o Projeto é do Empreendedor, que vai ficar com ele por muito tempo.
O Consultor em equipamentos
O Consultor em equipamentos tem que conhecer o mercado de equipamentos para cozinhas profissionais pelo lado de dentro das empresas, as histórias e fatos relevantes das empresas que podem vir a se tornar fornecedores de equipamentos. Saber o que pensam os proprietários das empresas, como fazem negócios. A tecnologia de que dispõem. O histórico dos fornecimentos ao longo dos tempos. Quais empresas que têm planos de serem incorporadas por outra, ou que foram recentemente incorporadas. Porque isso influência a sua filosofia, a sua forma de fazer negócios. Essas variáveis podem ser um problema ou representar um trunfo para o Empreendedor na hora da compra dos equipamentos e serviços.
O Consultor em equipamentos para restaurantes deve acompanhar o Empreendedor durante as fases do projeto. Desde a especificação e escolha dos fornecedores, passando pelo “lay out”, pelas plantas de pontos, a definição das utilidades, o recebimento, testes e treinamento dos usuários, para assegurar ao seu Cliente a certeza de que os fornecedores entregarão o que for especificado, comprado e pago.
É fundamental a importância de ter em mente o treinamento dos operadores. Existem inúmeros casos de equipamentos, serviços e sistemas que foram especificados e comprados, mas não são usados na sua totalidade pelos operadores. Isso muito provavelmente por falta de um claro entendimento da realidade do projeto ou por falta de treinamento específico no uso dos equipamentos, serviços e sistemas. O melhor e mais bem pensado dos projetos não terá sucesso se não for explicado pelo Consultor para o Empreendedor e para os operadores.
De nada adianta especificar os melhores equipamentos se os operadores não se adaptarem aos novos métodos de trabalho. Da mesma forma o mais importante e bem pensado dos projetos e o mais bonito dos restaurantes não será aceito pelo mercado se não levar em consideração o que o mercado espera dele.
O Empreendedor
O Empreendedor é quem tem o objetivo, quem tem o sonho de criar o seu negócio. Ele se vê como parte do negócio que quer realizar e tem a coragem para caminhar em direção aos seus objetivos e correr os riscos que foram calculados para perseguir o sonho que idealizou. É quem tem a missão de ditar o que espera do empreendimento.
Portanto, cabe somente ao Empreendedor o direito e a responsabilidade de assumir os compromissos financeiros, de tomar as decisões. Ele sabe o que quer fazer, ele tem o dinheiro, ou pode consegui-lo e tem a coragem para caminhar em direção aos seus objetivos. Não se envergonha por fazer trabalhos considerados inferiores e faz com orgulho, para que estes o levem à realização do seu sonho.
O Empreendedor se envolve de corpo e alma com o negócio. Sabe o valor de cada centavo. Tem que escolher corretamente as pessoas que possam e motivá-las a gerar a Egrégora em torno do seu projeto e levá-las em direção ao seu alvo. O seu objetivo.
A FCSI www.fcsi.org – Food Service Consultants Society International – prepara e apoia o Consultor em Foodservice para essa importante função, e agora com Membros espalhados por todo o mundo está presente no Brasil .
Deixe um comentário